Respeitamos a sua Privacidade
Última atualização: 01/10/2024
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Para mais informações, veja a nossa Declaração de Cookies.
Todo gasto que o governo faz com o dinheiro arrecado por meio de impostos ou outras fontes é categorizado. Há despesas em habitação, educação, saúde, segurança, etc. Há despesas que aumentam o patrimônio público e outras que pagam por manutenção. Essa estruturação ajuda a compreender os diferentes aspectos e a acompanhar como o governo utiliza o dinheiro público.
Para atender a diferentes objetos, existem diferentes formas de categorizar a despesa ou gasto público. As diferentes categorizações permitem a você saber, por exemplo, quem gastou o dinheiro, em qual área, o que foi contratado ou comprado e a classificação financeira do gasto.
O Portal da Transparência possibilita que você consulte as despesas executadas a partir de três diferentes visões: área de atuação do governo (função), ações e programas (estrutura programática) e a visão econômica (natureza da despesa).
A informação mais técnica sobre o assunto pode ser obtida no Manual Técnico de Orçamento.
CATEGORIZAÇÃO POR ÁREA DE GOVERNO
Esse tipo de categorização, também conhecida como classificação funcional, permite identificar em qual área (função) o dinheiro público foi gasto. É uma informação relevante para que a sociedade conheça quanto está sendo destinado a áreas que afetam diretamente o dia a dia.
Existem 28 funções e, todos os anos, o governo revê a previsão de gastos para elas, de modo a melhor atender às necessidades da população. Para aprofundar mais, as funções podem ser detalhadas em subfunções. Por exemplo: na função Educação, você pode ter as subfunções Educação Básica e Ensino Superior. Cabe destacar que essa estrutura é matricial e por vezes uma subfunção pode ser executada a diferentes funções (Assistência Hospitalar e geralmente associada à Saúde, mas também a gastos relacionados à Educação, como nos hospitais universitários).
As funções são padronizadas na esfera federal, estadual, distrital e municipal, a fim de consolidar os gastos dos diferentes entes.
Conheça as áreas de atuação do orçamento
Funções orçamentárias para classificação dos tipos de despesas :
Concentra ações de gestão e manutenção de órgãos do governo, incluindo, por exemplo, pagamento de pessoal ativo da União e administração de unidades.
Direito do cidadão e dever do Estado, a Assistência Social é uma política pública não contributiva que objetiva prover os mínimos sociais para garantir o atendimento às necessidades básicas. É realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade.
Direito do cidadão e dever do Estado, a Assistência Social é uma política pública não contributiva que objetiva prover os mínimos sociais para garantir o atendimento às necessidades básicas. É realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade.
Para a implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Governo Federal executa programas e ações que fomentam a pesquisa científica e tecnológica e, também, a inovação.
Setor responsável por formular e propor as políticas nacionais de radiodifusão, postagem, inclusão digital e telecomunicações, além de outorgar e fiscalizar serviços de radiodifusão. Desenvolve políticas públicas que promovam o acesso aos serviços de comunicações e contribuam para o crescimento econômico, a inovação tecnológica e a inclusão social.
Conjunto de políticas na busca do pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, bem como na valorização e difusão das manifestações culturais. Destaca-se, ainda, a proteção das manifestações das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.
O Ministério da Defesa é o órgão responsável pela direção superior das Forças Armadas, instituições nacionais primordialmente responsáveis pela Defesa Nacional e constituídas pelos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além do Estado-Maior, que trata das operações conjuntas dos três Comandos Militares.
A Constituição consagra o lazer como direito social e afirma que é dever do Estado fomentar práticas desportivas. Para esse fim, o Governo Federal estrutura as ações a partir do Plano Nacional de Desenvolvimento do Esporte, o qual possui quatro eixos: inclusão social pelo esporte e lazer; qualificação do esporte de rendimento; ampliação da infraestrutura esportiva; e promoção de grandes eventos esportivos.
O Brasil estabelece a cidadania, que corresponde ao conjunto de direitos e deveres referentes ao indivíduo em relação à sociedade em que vive, como princípio fundamental. O tema está ligado ao fortalecimento dos direitos humanos e à redução de desigualdades ligadas à raça ou ao gênero.
O direito à educação foi consagrado na Constituição como direito social. Com isso, o Estado passou a ter a obrigação de garantir educação de qualidade a todos os brasileiros. Em 2007, o Governo Federal lançou o Plano de Desenvolvimento da Educação com o objetivo de diminuir a desigualdade de oportunidades educacionais e promover a educação de qualidade da creche à pós-graduação, o qual está estruturado em cinco eixos: educação básica; alfabetização; educação continuada e diversidade; ensino profissional e tecnológico e educação superior.
Engloba as despesas em relação às quais não se pode associar um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dívidas, ressarcimentos, indenizações, subsídios, subvenções e outras afins.
As políticas públicas dessa área buscam o desenvolvimento do setor energético nacional e tratam das diversas fontes de energia como a hidráulica, a nuclear, as alternativas e a indústria do petróleo.
A função Essencial à Justiça faz referência à atuação do Ministério Público da União, do Conselho Nacional do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União e da Defensoria Pública da União.
A Constituição, no artigo 225, informa que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as gerações presentes e futuras. Entre os mecanismos da Política Nacional do Meio Ambiente, estão o licenciamento ambiental das atividades poluidoras, o zoneamento ambiental, a criação de áreas de proteção ambiental e a concessão florestal.
Engloba despesas típicas de habitação urbana e infraestrutura urbana.
Essa área temática compreende medidas para promoção da competitividade, do comércio exterior, do investimento e da inovação nas empresas brasileiras, com o intuito de estimular o crescimento e a geração de empregos. Entre os assuntos mais significativos nessa área, estão a propriedade intelectual e transferência de tecnologia; a metrologia, normalização e qualidade industrial; as políticas de comércio exterior; o desenvolvimento do turismo no país; a indústria de mineração; e as políticas de apoio às micro e pequenas empresas e ao microempreendedor individual.
O Poder Judiciário é um dos três Poderes do Estado, que visa garantir e defender os direitos individuais, coletivos e sociais, e promover a justiça, por meio do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais.
A Constituição Federal afirma que o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que possui como principais atribuições criar leis e fiscalizá-las.
A Previdência Social é direito social previsto na Constituição Federal, garantindo benefícios à pessoa que contribui e também àquela que não contribui, nos casos especificados em lei. É organizada em três regimes: Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Regime Próprio de Previdência do Servidor (RPPS) e Regime de Previdência Complementar (RPC), sendo, os dois primeiros, públicos; e o último, privado, que não recebe recursos do orçamento da União. Por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concede uma série de benefícios, como: aposentadoria (por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e especial), pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, auxílio-funeral, salário-maternidade e salário-família.
O Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Itamaraty, mantém relações diplomáticas com governos de outros países, organismos e organizações internacionais. Promove os interesses do Brasil no cenário internacional, respeitando o princípio da não intervenção e atuando favoravelmente na garantia da democracia, prevalência da paz e do respeito à igualdade jurídica entre os Estados, além de prestar serviços consulares aos cidadãos brasileiros.
É uma dotação constante da lei orçamentária, sem destinação específica, cuja finalidade principal é servir de fonte de cancelamento para a abertura de créditos adicionais ao longo do ano.
Para assegurar o acesso à água potável e à vida salubre, o Governo Federal apoia estados, municípios e Distrito Federal por meio de ações de implantação, ampliação ou melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e de drenagem urbana e manejo de águas.
A Constituição de 1988 estabelece a saúde como um direito social fundamental, garantido por meio de políticas sociais e econômicas que visam à promoção, proteção e recuperação da saúde individual e da população e à redução de doenças e agravos. No país, o direito à saúde é sobretudo efetivado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tem entre os seus princípios de organização a universalidade do acesso aos serviços de saúde a todos os cidadãos, prestados de forma descentralizada, integral e participativa. Assim, por exemplo, compete ao SUS executar ações como prover medicamentos e vacinas, fiscalizar alimentos e bebidas, realizar cirurgias, entre outras.
A Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. No Governo Federal, o Ministério da Justiça é o órgão responsável por implementar grande parte das políticas públicas relacionadas a esse tema. Integram esse órgão a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
A União elabora e implementa políticas e diretrizes que contribuem para a geração de emprego e renda, além de apoio ao trabalhador. O tema envolve a formação e o desenvolvimento profissional, a política salarial, a segurança e saúde no trabalho, a geração de emprego e renda e a fiscalização das relações de trabalho. Representam parcela significativa dos recursos investidos na área as ações de proteção ao trabalhador, como o seguro desemprego e o abono salarial.
Cabe à União a manutenção e ampliação das vias federais; a construção de novas vias; a fiscalização dos transportes de passageiros e cargas; o fomento à indústria naval e a coordenação dos transportes aeroviários e dos serviços portuários. Assim, para garantir a liberdade de locomoção das pessoas dentro do território nacional e reduzir os custos logísticos da produção de bens, o Governo Federal implementa uma série de políticas públicas relacionadas aos transportes rodoviários, ferroviários, aquaviários e aeroviários.
O Governo Federal apoia os entes federados na elaboração de Planos Diretores e outros normativos previstos na legislação urbanística brasileira, com o objetivo de promover transformações urbanísticas e minimizar os problemas decorrentes do crescimento desordenado das cidades. A União estimula, ainda, o planejamento e a execução de intervenções para reabilitação de áreas centrais e de contenção de riscos, a urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, promoção da acessibilidade urbana e implantação, modernização e funcionamento de sistemas de transporte coletivo urbano.
Categorização por Estrutura Programática
Em complemento à classificação funcional, a categorização por estrutura programática permite detalhar o programa e a ação orçamentária no qual o gasto será realizado. Esses aspectos especificam o tema da política pública e o que será feito para alcançar os objetivos.
O governo articula as ações em programas, que são formados por programas temáticos (como o Bolsa Família) e por programas de gestão, manutenção e serviços ao Estado (como o Programa de Gestão e Manutenção da Presidência da República). Há, ainda, programas de operações especiais, que tratam, por exemplo, dos gastos com a dívida brasileira.
Para alcançar os objetivos, o orçamento define as chamadas ações do orçamento, que representam os produtos (bens ou serviços) entregues à população ou até a outros entes da federação. No caso do Bolsa Família, por exemplo, as ações vão além da própria transferência de dinheiro a famílias, incluindo também investimentos em como identificar e selecionar as famílias que precisam ser atendidas pelo programa.
Categorização por Natureza de Despesa
A natureza da despesa é uma categorização que identifica o tipo de gasto realizado, com uma perspectiva de forma, mas também com uma visão econômica/contábil/financeira. Ela ajuda, por exemplo, a entender se o governo está investindo, se está endividado, se gasta muito com a folha de pessoal. Também ajuda a entender como os recursos serão aplicados: com serviços, obras ou compras, por exemplo.
Conheça a seguir alguns dos subníveis de categorização por natureza da despesa.
Os elementos de despesas são agrupados no que chamamos de “Grupos de Despesa” e há apenas seis grupos: pessoal e encargos sociais; juros e encargos da dívida; outras despesas correntes; investimentos; inversões financeiras; e amortização da dívida.
Os insumos que serão utilizados ou adquiridos é o chamado elemento de despesa. Por ele, por exemplo, é possível saber quanto o governo gasta com obras e instalações e quanto é gasto com a contratação de serviços terceirizados. Esses gastos podem ser identificados mesmo que de diferentes funções do orçamento, como obras e instalações de saúde ou educação. Entre os elementos de despesa, o maior gasto é com o elemento “Principal Corrigido da Dívida Mobiliária Refinanciado”. A “Dívida Mobiliária”, por sua vez, é a dívida contraída pelo governo para financiar as suas despesas. Essa dívida é representada essencialmente através de títulos públicos.
Uma última classificação que facilita fiscalização é a modalidade de aplicação. Esse critério ajuda a saber quem é o responsável pelo uso do dinheiro, o que facilita cobrar o responsável correto por um eventual mau uso do recurso público. É ela que especifica se o recurso é aplicado diretamente pelo governo federal ou se o dinheiro é transferido para outros entes.
Clique nos links a seguir para conhecer a estrutura e organização dos orçamentos da receita e da despesa: